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Novo Ford Focus estreia sistema de deteção de buracos

Em diversas regiões da Europa, os condutores estão a braços com uma “crise de buracos na estrada”, este ano agravada, em algumas zonas, pelas tempestades carregadas de massas de ar vindas do Ártico, em condições de neve e gelo que contribuíram para acelerar a degradação dos pisos de inúmeras estradas do Velho Continente.

A Ford está a ajudar a limitar o impacto das estradas danificadas no dia-a-dia dos condutores do novo Ford Focus, introduzindo uma tecnologia inovadora de detecção de buracos. O sistema consegue detectar o momento em que uma roda cai num buraco e ajusta a suspensão para que a mesma não afunde totalmente nessa depressão do piso. Dado que o pneu e a jante não atingem o buraco na totalidade, o posterior embate na margem oposta do mesmo não é tão violenta.

A resposta da suspensão traseira consegue ser ainda mais rápida que a da dianteira, pois o sinal enviado por esta última serve de pré-aviso à traseira, antes desta atingir o mesmo buraco. Tudo isto acontece numa fracção de segundo.

O sistema de detecção de buracos do novo Focus é uma das características e funções da tecnologia de Controlo Contínuo de Amortecimento (Continuously Controlled Damping), sistema que, a cada 2 segundos, monitoriza dados da suspensão, carroçaria, direcção e travões, ajustando a resposta da suspensão do veículo para garantir a maior suavidade de andamento possível.

A Ford desenvolve os seus sistemas de suspensão recorrendo a uma estrada especificamente criada para o efeito nas instalações de testes e ensaios da marca na Bélgica, estrada essa que replica, com a maior exactidão, alguns dos piores buracos, ressaltos e outros perigos existentes em estradas de todo o planeta. Posteriormente, os engenheiros procedem ao aperfeiçoamento dos sistemas ao longo de centenas de horas de testes em diversas estradas públicas da Europa, monitorizando e analisando os níveis de carga e de tensão com recurso a equipamentos semelhantes aos utilizados pelos sismólogos no estudo dos fenómenos sísmicos.

 

Fonte: revistacarros.sapo.pt

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